Para se ter uma noção do que o chá de Erva Doce pode trazer de benefício para alguém, é necessário antes de tudo, conhecer um pouco mais sobre ele, pois assim facilita quando for preparar, bem como ajuda também a entender melhor os efeitos e vantagens para indicar a alguém que possa estar precisando.
A Erva Doce, também conhecida como anis, finocchio ou funcho é uma planta herbácea vastamente usada na culinária, aromatização de bebidas e até mesmo na fabricação de cosméticos e perfumes. Seu nome científico é pimpinela anisum e não é difícil encontrá-la no Brasil, podendo ser comumente vista em feiras, mercados, armazéns, farmácias e lojas de produtos naturais.
Um dos principais benefícios da Erva Doce é o fato dela amenizar muitos sintomas do resfriado como a coriza, catarro e tosse. Entretanto, ela possui outros poderes e eficácias e é por isso que este artigo vai tratar a respeito desta erva, oferecendo muitas dicas e informações.
Benefícios para quem usa o Erva Doce:
- Combate aos sintomas de resfriado como corizas, tosses, catarros e dores de cabeça.
- Alguns estudos revelaram que a Erva Doce ajuda no tratamento de asma e artrite.
- Quem tem bronquite também encontra alívio nas infusões de chá de Erva Doce.
- Dores de barriga e indigestão também são eliminadas pelos seus efeitos calmantes.
- Controla as palpitações do coração justamente pelo fato de ser um bom calmante.
- Seu poder antioxidante acaba com inflamações, inclusive dores de garganta.
- Diminui os gases e também as cólicas, bem como problemas estomacais.
- Tem ação diurética que diminui a retenção se líquidos.
Chá de Erva Doce e Hipocloridria:
A hipocloridria é a baixa produção de ácido estomacal, em algumas pessoas essa baixa de ácido gástrico pode ser mais grave, levando a perda de nutrientes importantes para o corpo humano como selênio, magnésio, zinco, cálcio, manganês, sódio, cobre, entre outros. Este fato pode acarretar o mau funcionamento do organismo e o chá de Erva Doce é um excelente repositor destes nutrientes tão importantes para o homem de uma forma geral.
Dicas para quem está com dor de garganta:
A Erva Doce, por ter ações calmantes e anti-inflamatórias, é um bom aliado para quem está sentindo desconforto na garganta originada por inflações e dores. Por isso é recomendado fazer o chá desta erva, esperar esfriar e usar como gargarejo para combater as dores de garganta e restabelecer a saúde.
Como, geralmente, elas são provocadas devido a gripes e resfriados, neste contexto, o chá de Erva Doce se torna duplamente benéfico, já que ele também combate coriza, tosse, entre outros sintomas descritos acima.
Pacientes com câncer também podem ter benefícios:
Estudos comprovaram que a Erva Doce ajuda no tratamento de pacientes que tem câncer, justamente porque as sementes dela possuem efeitos calmantes, sendo bastante útil para pacientes que sentem constantes dores fortes e que são submetidos à quimioterapia ou à radiação, pois esse tipo de tratamento acarreta fores dores no estômago, o que também pode ser tratado pela Erva Doce.
Como fazer o chá de Erva Doce:
- Ferva 1 litro de água em uma panela.
- Coloque 3 colheres de sopa de sementes secas de Erva Doce.
- Apague o fogo e descanse a bebida por 5 minutos.
- Em seguida prepare a sua xícara de chá.
Deixe uma resposta